"A CLINVET é um hospital veterinário 24 horas que cuida do seu pet com
competência e amor" Dra. Paola Américo

 

ATENDIMENTO
24 HORAS

cat cute 02ratio

10 curiosidades sobre os Miaus

Semana passada, fizemos um seleção de 10 curiosidades sobre os Totós, mas existe um animal doméstico mais misterioso que os Miaus? Só no Brasil eles são aproximadamente 11 milhões em 20 raças. Isso, lembrando, aqui no Brasil, porque o redor do mundo há cerca de 50 raças de gatos. A mais comum é a persa. A mais rara é a sphynx, única cujos bichos são pelados. O persa mia muito pouco e justamente por isso é o preferido de muitas pessoas. O abissínio, que está entre as raças mais antigas, surgiu em 1868, na Abissínia, atual Etiópia. Mas calma, calma, calma… isso é só o começo. A nossa lista de fatos curiosos sobre a vida dos Miaus ainda nem começou.

 

1.   A domesticação dos gatinhos começou no Egito antigo, cerca de 4 mil anos atrás. O povo egípcio adorava esses felinos como se fossem deuses e por isso, matar um gato era crime punido com morte. Quando morriam, os gatos eram mumificados, e em seus túmulos eram colocados ratos embalsamados. O dono costumava raspar as sobrancelhas em sinal de luto.

 

2.  Já na Idade Média, o gato era considerado um animal maldito. A população pensava até que as desgraças que aconteciam eram culpa dos Miaus. Tadinhos!

 

3.  O gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acossado. Ele faz isso para mostrar ao inimigo que é grande e perigoso. Uuuui, os Miaus são valentes!!!

 

4.  Outra boa razão para tê-los por perto?? A visão dos gatos vai além. As pupilas desses felinos são muito sensíveis aos raios ultravioletas, o que os capacita a ver coisas que os humanos não conseguem ver.

 

 

5.  Quer saber da onde vem a ideia de que eles tem muitas vidas?? É que mesmo caindo do 10º andar de um prédio, um gato tem 90% de chances de sobreviver, tamanha a elasticidade e agilidade de seu corpo.

 

6.  Eles são capazes de ‘acionarem o efeito paraquedista’. Nas axilas, os gatos têm uma pele que funciona como um paraquedas quando eles saltam.

 

7.  Os gatos domésticos podem correr a uma velocidade de até 40 ou 50 km/h.

 

8.  Eles conseguem mexer as orelhas separadamente a 180º. ‘Só’ para isso, movem 32 músculos.

 

9.  Eles parecem pequenos e elásticos, mas são cheios de ossos, sim! E sabe quantos?  245.

 

10.  O gato doméstico tem 19 pares de cromossomos e tem cerca de 200 tipos de defeitos genéticos, como a hemofilia, doença que impede a cicatrização e leva os portadores à hemorragia.

 

Todas essas curiosidades são comprovadas e registradas no livro dos recordes

 

 

Escrito por:

Cristiane Amaral é jornalista desde 2007. Atualmente, é repórter da Tv Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Trabalha com televisão desde a época dos estudos, já tendo passado pela produção de reportagens, edição, entrevistas, elaboração diária de textos até a apresentação de programas e telejornais. Nasceu e estudou em Santos, na Universidade Santa Cecília. Gosta de escrever sobre tudo, mas se dedica bastante a assuntos ligados à saúde, bem estar e comportamento em geral.