"A CLINVET é um hospital veterinário 24 horas que cuida do seu pet com
competência e amor" Dra. Paola Américo

 

ATENDIMENTO
24 HORAS

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Descubra o que acontece com você enquanto brinca com o Totó

Quem tem um bichinho de estimação em casa é mais feliz!! Ok. Você deve estar pensando: graaaande novidade, isso eu já sabia, amo meu cão e sou muito feliz com ele. Sim, sim. Mas é que estudos vão muito mais além… e provavelmente disso você não saiba. Por exemplo: o simples fato de acariciar no Totó faz um bem danado a sua saúde.

Quando os donos brincam os animais de estimação, os níveis de serotonina e dopamina aumentam… e os de cortisol diminuem. Ao acariciar o Totó, nosso organismo libera oxitocina, que é um hormônio relacionado ao vínculo emocional, ligado ao sentimento de amor e de amizade. É por isso que esse contato dá aquela sensação gostosa de calma e bem-estar nos dois – em nós e no cãozinho. Do mesmo jeito, brincar e passear com eles faz o dono relaxar um pouco e diminuir a tensão, os níveis de estresse e os riscos de depressão.

Essa descoberta foi feita por pesquisadores de uma universidade japonesa. Os voluntários tiveram os níveis de oxitocina da urina analisados 30 minutos após brincarem com seus animais de estimação.

Na América, o assunto também é foco de pesquisas. Estudiosos dos EUA analisaram pessoas que tinham e que não tinham um Totó ou um Miau em casa. Segundo eles, as pessoas que tinham animais de estimação relataram ser mais felizes e mais saudáveis, além de ter uma melhor autoestima. As pessoas sem um bichinho se mostraram introvertidas e com piores condições físicas.

O fato das pessoas com bichinho de estimação serem mais extrovertidas pode ser explicado por outro estudo feito na Grã-Bretanha que provou que um cão de estimação torna as pessoas mais sociáveis. Em dias de análises, foi constatado que, quando os participantes estavam acompanhados do Totó, eles interagiam mais com pessoas que nunca tinham visto antes e começavam a criar novos vínculos.

Taí, além de ser seu melhor amigo, o Totó ainda te ajuda a ter uma boa saúde e fazer novas amizades. Tem como não amá-los??

Escrito por: Cristiane Amaral