"A CLINVET é um hospital veterinário 24 horas que cuida do seu pet com
competência e amor" Dra. Paola Américo

 

ATENDIMENTO
24 HORAS

Puppy Eating

O que colocar na ‘mesa’ do meu filhote??

Malala chegou. Na hora que peguei no colo, a primeira coisa que pensei – depois de levar uma mordiscada sapeca no nariz – foi: e agora, o que essa menina vai comer??

 

A dona dos pais dela me acalmou… disse que ela vinha comendo a ração de uma determinada marca e corri comprar. Mas seria mesmo a melhor?? Do próprio celular, googlei e vi que as referências eram ótimas.

 

Um telefonema pra Clinvet e entendi tudo. Como ela tem o pelo branco, uma má alimentação poderia colaborar para o surgimento daquelas manchas debaixo dos olhos, a chamada lágrima ácida. Mas logo veio a boa notícia: a Malala já vinha comendo a ração mais apropriada pra raça dela.

 

A veterinária Paola Américo explica que cada raça tem sua peculiaridade, mas tem uma coisa que é indicada para todas… a alimentação em horários determinados!

 

Surgiu o primeiro problema da chegada da Malala.

 

No meu caso, como a Malala fica sozinha todas as manhãs, quando saio para trabalhar, o pote tem que ficar lá, à disposição dela pras primeiras alimentações… que ela acaba fazendo na hora que bem entende.

 

Mas para quem tem uma rotina diferente da minha, todos os veterinários indicam oferecer uma quantidade determinada, respeitando intervalos. Nos pacotes de ração existem guias de orientação alimentar que podem servir como referência, mas o ideal ajustar para cada caso, com a ajuda dos veterinários.

 

Isso porque cada filhote tem um tamanho e cada raça uma necessidade. A preocupação deve ser sempre não fazer com que eles cresçam obesos, já que isso acarretar vários probleminhas pra saúde deles. Mas isso é assunto pra outro post, certo?

 

Pra finalizar esse assunto “ração pros nossos bebês de quatro patas”, preparei um passo a passo pra gente seguir:

 

Primeiro, tem que ver o peso do seu cãozinho. A Malala no auge dos seus três meses estava com um quilo e cem. Categoria peso super hiper mega pena, né?

 

Segundo item. Alimente-o com base nas recomendações que já citamos e ajuste a quantidade de alimento de acordo com os resultados que forem aparecendo no passar dos primeiros meses.

 

E depois dos seis meses de vida, é bom levar seu Totó no veterinário para avaliar a condição corporal do filhote. Isso vale ser feito a cada dois ou três meses.

 

Tendo em mente tudo isso, bom apetite pra eles!!!

 

Cristiane Amaral é jornalista, pós-graduada em marketing. Foi repórter da TV Tribuna, em Santos, e atualmente da TV Globo, em São Paulo. É mãe da Malala, uma maltês conectada nas redes sociais @malala_dog.