"A CLINVET é um hospital veterinário 24 horas que cuida do seu pet com
competência e amor" Dra. Paola Américo

 

ATENDIMENTO
24 HORAS

dog bath_ratio

Totó cheiroso e limpinho, sem fugas

Sabe aquela cena do cãozinho correndo e se escondendo na hora que percebe que vem banho por aí?? Essa até é de se entender. O pior é que tem donos que parecem correr da responsabilidade e só faltam se esconder quando percebem aquele cheirinho desagradável vindo do Totó. A primeira notícia é: não, o cheiro não vai sair sozinho. Você vai ter, sim, que agir.

 

A solução mais segura e garantida é levar o bichinho em um pet shop. Lá, existem pessoas qualificadas para limpar, tosar e cuidar direitinho deles.  Mas existem situações que não dá pra levar ou, até mesmo, não dá pra esperar.

 

Imagina uma viagem no campo em que você levou o Totó e ele se divertiu a valer: rolou na grama, pulou na lama e no fim do dia caminhou até você fantasiado de gambá!! É, o banho tem que ser ali mesmo, sem traumas pra nenhum dos lados.

 

Dicas

– Não é porque você ama muito o Totó que deve compartilhar seu xampú caro com ele. Não vai fazer o mesmo efeito. Guarde-o pra você. Sabão de coco também não é bom, porque tem Ph muito alcalino e faz mal para a pele dos animais. Não é à toa que existem produtos veterinários. São esses que devem ser usados.

– A temperatura da água deve ser comparada à temperatura que usamos para banhar bebês.

– Cuidado com a região dos ouvidos. São muito sensíveis. Uma dica é fazer bolas de algodão impermeável e colocar nas orelhas.

– Molhe o Totó com cuidado, dilua o xampú em um potinho. O ideal é que a mistura esteja em uma proporção de quatro partes de água para uma do produto. Assim, não ficará acumulado na raiz dos pelos.

– Atente às patas que costumam estar bem sujinhas e também às dobras do cão.

– Evite a região dos olhos e o nariz. Muito importante: se o Totó é de raça com focinho curto nunca jogue água na cabeça dele, porque podem aspirá-la. O ideal é ir molhando pelas laterais.

– Depois, é só enxaguar tudo e esperar aquela chacoalhada especial que eles adoram.

 

Secagem e recompensa

– Use uma toalha seca para tirar o excesso de água e depois use um secador de cabelo na temperatura fria, mantendo a distância de pelo menos um palmo. Escove com suavidade da raiz às pontas para tirar os nós.

– Para que o Totó não se transforme naqueles que correm quando percebem o banho, aproveite todo o processo juntos para brincar e fazer carinho nele. E quando tudo terminar, de petisco ou uma recompensa.

Seguindo todas essas dicas, nem o dono, nem o animal vão se esconder quando notarem que tá chegando ‘aquela hora’.                        

(Com informações da publicação Pet rede)

 

Escrito por Cristiane Amaral.

Cristiane Amaral é jornalista desde 2007. Atualmente, é repórter da Tv Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Trabalha com televisão desde a época dos estudos, já tendo passado pela produção de reportagens, edição, entrevistas, elaboração diária de textos até a apresentação de programas e telejornais. Nasceu e estudou em Santos, na Universidade Santa Cecília. Gosta de escrever sobre tudo, mas se dedica bastante a assuntos ligados à saúde, bem estar e comportamento em geral.