"A CLINVET é um hospital veterinário 24 horas que cuida do seu pet com
competência e amor" Dra. Paola Américo

 

ATENDIMENTO
24 HORAS

ultrassom veterinario uberlandia

Ultrassonografia

Introduzida na medicina veterinária por volta da década de 80, a ultrassonografia diagnóstica vem sendo cada vez mais utilizada nos exames de rotina, principalmente abdominais. É um exame indolor e relativamente rápido que permite avaliar a arquitetura interna e posição dos órgãos, sendo que na maioria dos casos não necessita de sedação ou anestesia.

Diferentemente dos exames radiográficos, a ultrassonografia não utiliza nenhum tipo de raio, como os Raios-X, sendo assim não apresenta contraindicações nem para animais gestantes, nem para pessoas gestantes que acompanham o procedimento.

A ultrassonografia é muito utilizada nos casos de distensão abdominal, dor abdominal, vômitos, diarreia, falta de apetite, ingestão de objetos, aumento da ingestão de água, alterações na urina ou fezes, sangramentos ou secreções vaginais, pesquisa de tumores e metástases, ou simplesmente em animais que estão menos ativos.

Também é utilizada para diagnosticar gestação após aproximadamente 30 dias do cruzamento e avaliar a viabilidade destes fetos, mas vale lembrar que a contagem de fetos é feita pelo exame radiográfico por volta de 50 dias de gestação.

É possível ainda realizar procedimentos usando-se a ultrassonografia doppler como guia, como em biópsias e coleta de fluidos, facilitando ainda mais a busca do diagnóstico definitivo.

Como na medicina humana, é um exame que deve ser solicitado pelo clínico geral ou veterinário especialista, profissional este que estará devidamente capacitado para entender a terminologia do laudo e seu significado, e juntamente de outros dados clínicos, laboratoriais ou de imagem explicará ao proprietário o possível diagnóstico da doença do seu animal e como tratá-lo.
Para realização do exame, é necessário um preparo prévio do paciente com:

– administração de medicamento antigases na dose que o veterinário solicitante indicar,

– jejum alimentar de no mínimo 8 horas para evitar acúmulo de gases no sistema gastrointestinal e assim, melhor visualização dos órgãos,

– água à vontade (mas não dar leite!),

– evitar que o animal urine 1 hora antes do exame (manter no colo, no carro, não passear imediatamente antes do exame, retirar caixa de areia, jornal ou tapetes higiênicos etc), para manter a vesícula urinária cheia e permitir a visualização de órgãos vizinhos.

Nos animais gestantes, diabéticos ou sensíveis aos termos do preparo o veterinário solicitante poderá ter uma conduta diferente de preparo.

Imediatamente ao fim do exame ultrassonográfico realizado na Clinvet, há uma reunião entre profissionais clínico e ultrassonografista, permitindo que o atendimento do seu animal seja o mais rápido e abrangente possível para que se inicie o tratamento adequado.

Dra. Suzane Notaroberto

CRMV Nº 19710